Últimas atualizações (clique sobre) >>>     •    Notícias dos Correios   •    Revista Eletrônica FEBRAF nº 6   •   
Links úteis

Links Úteis

 

 

A Internet é atualmente uma ótima fonte de pesquisa para quem se dedica à filatelia em geral, e aos inteiros postais em particular. Diversas páginas trazem informações preciosas a respeito da matéria. A seguir, damos algumas sugestões para “navegar” pelos “mares” dos inteiros postais no mundo virtual.

De visitação “obrigatória” é a página da Comissão de Inteiros Postais da FIP: http://www.postalstationery.org/.

Da mesma forma, a página oficial de inteiros postais da FIAF, a cargo do Sr. Arturo Ferrer Zavala: http://www.enterospostales.es/. Trata-se de página da maior utilidade para o colecionismo de inteiros postais, com diversos textos especializados na matéria, dizendo respeito a inúmeros países. Há, inclusive, uma seção totalmente dedicada ao Brasil: http://www.enterospostales.es/brasil.

O mesmo “time” é responsável por um excelente canal de vídeos no Youtube: http://www.youtube.com/user/enterospostales, onde são disponibilizados mais de 10 vídeos extremamente úteis e com denso conteúdo, geralmente feitos a partir de conferências. São verdadeiras aulas dadas por grandes filatelistas, do porte de Arturo Ferrer Zavala (que analisa sua fantástica coleção “Valores Declarados de Colombia”), José Manuel Rodríguez (“Tarjetas Postales de Alfonso XII” e a conferência extremamente didática, com conselhos valiosos, intitulada “Como se califica uma Colección de Enteros Postales”), Carlos Rodríguez Gomes (“Los Enteros Postales en el Cono Sur de América”), Germán Baiswitz (“Los Enteros Postales del Perú”), Fernando Aranaz (“Como se juzga uma Colección Filatélica”), Javier Padín (“Los Sobres para Telegramas Españoles: son Enteros o no?”, uma conferência também bastante didática, que dá valiosa contribuição para a própria compreensão do conceito de inteiros postais).

Digna de nota é também a página da The Postal Stationery Society, do Reino Unido: http://www.postalstationery.org.uk/, onde se encontram diversos artigos interessantes e “links” úteis.

No Brasil, há textos de interesse disponibilizados em inúmeras páginas.

No “site” do Clube Filatélico do Brasil, por exemplo, existe uma excelente “expo on line” de visitação realmente muito proveitosa: http://www.clubefilatelicodobrasil.com.br/expo/inteiros/index.htm, onde estão expostas e explicadas peças da maior importância.

A página do Centro Temático de Campinas tem uma seção de exposição virtual, com excelentes coleções de seus associados. No que toca aos inteiros postais, estão disponibilizadas duas coleções de Reinaldo Estêvão de Macedo, uma dos aerogramas Disney e outra dos inteiros “Rowland Hill”. É assim, mais do que “obrigatório” visitar a página: http://www.ctc-campinas.org.br/site/colecoes-dos-associados/48-colecoes. Também no “site” do CTC são encontrados inúmeros artigos de interesse, inclusive de autoria de Reinaldo, versando inteiros postais do Brasil: http://www.ctc-campinas.org.br/site/artigos/filatelia.    

 

 

FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FILATELIA - Caixa Postal 299, Barueri - SP, 06455-972 Tel.: (11)97193-6058 / (21)99602-9665